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Como funciona a terceirização de processos de negócios

No mundo conectado de hoje, um negócio bem-sucedido costuma ser eficiente, e a diferença pode se resumir a processos inteligentes e inovadores, com gerenciamento adequado. Técnicas de gerenciamento de processos novas e modernas podem transformar seu negócio de bom em ótimo. Uma consequência do BPM, a terceirização de processos de negócios (BPO), pode permitir exatamente essa mudança, se realizada de maneira cuidadosa e conscienciosa e com um fornecedor de qualidade.

Este artigo tem tudo que você precisa saber sobre terceirização de processos de negócios: o que é, que tipos de processos e funções os fornecedores de BPO oferecem suporte, o estado atual e as perspectivas futuras do setor e como escolher um fornecedor certo para sua empresa. 

O que é terceirização de processos de negócios?

Terceirização de processos de negócios (BPO) é a prática de contratar um processo ou processos de trabalho específicos para um provedor de serviços externo. Os serviços podem incluir folha de pagamento, contabilidade, telemarketing, registro de dados, marketing de mídia social, suporte ao cliente e muito mais. O BPO geralmente preenche funções de negócios complementares, em oposição às principais, com serviços que podem ser técnicos ou não técnicos.

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De startups a grandes empresas de todos os tamanhos terceirizam processos e a demanda continua a crescer, à medida que serviços novos e inovadores são introduzidos e as empresas buscam vantagens para ficar à frente da concorrência. O BPO pode ser uma alternativa à migração laboral, permitindo que a força de trabalho permaneça no seu país de origem enquanto contribui com as suas competências no estrangeiro.

O BPO costuma ser dividido em dois tipos principais de serviços: back office e front office. Os serviços de back-office incluem processos internos de negócios, como faturamento ou compras. Os serviços de front-office pertencem aos clientes da empresa contratante, como marketing e suporte técnico. Os BPOs podem combinar esses serviços para que funcionem juntos, não independentemente.

A indústria de BPO é dividida em três categorias, com base na localização do fornecedor. Uma empresa pode alcançar a otimização total do processo combinando as três categorias:

Os fornecedores offshore estão localizados fora do país da empresa. Por exemplo, uma empresa do Brasil pode usar um fornecedor de BPO offshore no EUA.

Os fornecedores nearshore estão localizados em países vizinhos ao país da empresa contratante. Por exemplo, no Brasil, um BPO no México é considerado um fornecedor nearshore.

Os fornecedores onshore operam no mesmo país que o contratante, embora possam estar localizados em uma cidade ou estado diferente. Por exemplo, uma empresa em São Paulo, Rio de Janeiro, poderia usar um fornecedor de terceirização onshore localizado no Espirito Santo, Rio Grande do Sul, ou em Santa Catarina.

Por que as empresas terceirizam os processos?

As empresas brasileiras optam por terceirizar por vários motivos. Algumas pessoas acreditam que as empresas estão apenas atrás da redução de impostos associada à terceirização de empregos, ou “envio de empregos para o exterior”, como afirmam alguns anúncios políticos. 

Além disso, as empresas citam muitos outros motivos para se envolver na terceirização:

Para diminuir custos  

A terceirização reduz os custos de mão de obra interna, principalmente de pessoal e treinamento, e do espaço de trabalho para acomodar os funcionários locais.

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Uma empresa de terceirização localizada fisicamente em um país em desenvolvimento alavanca os mercados de trabalho de custo mais baixo. Finalmente, a terceirização permite que as empresas usem modelos de custo variável, como planos de taxa por serviço, em vez de modelos de custo fixo que são necessários para reter funcionários locais.

Para se concentrar nas funções-chave  

A terceirização permite que as empresas se concentrem em suas ofertas principais, em vez das funções da empresa que não estão diretamente ligadas a seus processos principais. Por exemplo, ao terceirizar, a empresa não terá que monitorar o desempenho do contador da folha de pagamento. Em vez disso, pode concentrar suas energias em destacar seus diferenciais de negócios e maximizar o crescimento geral. Por sua vez, essas ações podem aumentar a vantagem competitiva de uma empresa e aprimorar suas interações com a cadeia de valor. Em última análise, a empresa pode desfrutar de uma maior satisfação do cliente e maiores lucros.

Para obter melhores resultados em funções não essenciais  

As empresas de terceirização se especializam no que são consideradas funções não essenciais de outras empresas, fornecendo recursos de classe mundial para seus clientes. Na verdade, uma empresa de terceirização que investe em processos e tecnologias especializadas pode oferecer inovações de ponta a seus clientes. 

Para expandir sua presença global 

Algumas empresas de terceirização podem atender clientes em vários idiomas, 24 horas por dia, isentando assim a empresa local da responsabilidade. As empresas de terceirização podem alavancar sua presença em vários países e manter ao mínimo as divisões redundantes da empresa local. 

Para melhorar a velocidade e a eficiência 

as empresas que terceirizam processos estão optando por permitir que especialistas façam essas tarefas, economizando tempo, melhorando a precisão e aumentando sua capacidade. Por exemplo, um BPO especializado em gerenciamento de registros pode indexar documentos automaticamente, disponibilizando-os para recuperação e mantendo a empresa em conformidade com os requisitos legais. Isso substitui a entrada e o armazenamento manuais de dados.

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