Conheça os alimentos que ajudam na saúde bucal

Muitos têm o sonho de ter um sorriso bonito e saudável, contudo, esquecem de considerar que a alimentação pode ser um grande aliado para isso. Afinal, existem alimentos que ajudam na saúde bucal e podem contribuir com a estética, como também na prevenção de doenças bucais e do corpo. 

A saúde bucal pode interferir de forma decisiva na saúde do corpo como um todo. Isso porque o acúmulo de bactérias na boca podem afetar o sistema digestivo e cardiorrespiratório, do mesmo modo que é por meio da cavidade que os nutrientes podem ser absorvidos.

Assim, pode-se perceber que ter um sorriso saudável é algo de extrema importância para a manutenção da qualidade de vida e funcionamento do organismo.

Além disso, a conservação da saúde bucal é crucial para prevenir doenças bucais, das mais simples até as mais danosas, como:

  • Cárie;
  • Gengivite;
  • Halitose;
  • Periodontite;
  • Câncer na boca.

Por esse motivo não se deve deixar a saúde bucal de lado, e uma forma de manter a saúde em ordem de forma facilitada e otimizada é recorrer ao plano odontológico.

Além disso, é importante manter os hábitos de higiene bucal e considerar a alimentação como um fator determinante para preservar o sorriso bonito e saudável. 

Por isso, neste artigo serão indicados alguns alimentos que podem ser incluídos nas refeições para melhorar o sorriso, a autoestima e o metabolismo.

Leite

Os dentes são compostos por 95% de cálcio e o leite é o alimento que mais concentra esse nutriente. Com o cálcio, é possível ter dentes mais fortes, resistentes, mais funcionais e nutridos.

Seus derivados, como o queijo, também são altamente indicados por profissionais da nutrição e de convenio odontologico para a melhor nutrição dos dentes. 

Ovo

O ovo tem propriedades cariostáticas (do mesmo modo que o frango) e por isso evita a cárie e deixa os dentes mais brancos e fortes.

Agentes cariostáticos são líquidos sem coloração que contém prata e flúor e por esse motivo contribui para o fortalecimento da estrutura dental. 

Água

Um dos principais componentes que favorecem a saúde como um todo é a água, sendo uma grande aliada do organismo, metabolismo, funcionamento dos rins e para a manutenção dos dentes, prevenindo o acúmulo de bactérias e o surgimento de doenças.

A água contribui para a eliminação de restos de alimentos da boca e manutenção dos níveis minerais. Além disso, ela estimula a produção de saliva, que faz a limpeza da boca de forma natural. 

Os especialistas da nutrição recomendam que dois litros de água sejam ingeridos em média, mas pode ter variações conforme peso e idade.

Alimentos oleaginosos

Alimentos oleaginosos, como castanhas, amêndoas e nozes, são boas opções para auxiliar na retirada dos resíduos de alimentos dos dentes. 

Esse tipo de alimento ainda contribui para prevenir a boca contra bactérias e doenças bucais como cáries.

Como é possível perceber, as cáries são problemas frequentes e em destaque, pois é um dos maiores vilões para a saúde bucal, podendo acarretar em complicações diversas.

Por esse motivo, precisam ser tratadas com os dentistas, sejam eles de clínicas particulares, sistemas de saúde ou mesmo consultados ao aproveitar o plano odonto empresarial para não deixar que essa doença prejudique a saúde da boca.

Outras formas de cálcio 

Também é preciso considerar as pessoas que não consomem alimentos de origem animal e, por isso, deve ser destacado que existem outras fontes de cálcio que podem ser incluídas nas refeições.

É o caso do espinafre, que além de fortificar os dentes, aumenta a produção de saliva. Mais ainda, esse alimento é rico em fibras e auxilia na limpeza dos dentes.

Demais origens vegetais

Não apenas o cálcio, mas nutrientes diversos de outras origens de alimentos também podem contribuir com a saúde bucal, combatendo o mau hálito, como o consumo do gengibre.

Além disso, os alimentos ricos em vitamina D também auxiliam para a saúde dos dentes, deixando-os mais limpos e mais nutridos. 

Outros alimentos benéficos para a saúde bucal são a maçã e a cenoura, que limpam os resíduos alimentares dos dentes, fortalecem a musculatura e aumentam o fluxo salivar.

Formas de cuidar

Para além da alimentação, a ida ao dentista a cada seis meses é fundamental para garantir uma boa saúde bucal, pois ele acompanhará a saúde da arcada dentária.

Além disso, o profissional é o responsável por limpar o tártaro dos dentes e injetar o flúor para aumentar a resistência do esmalte dental.

Por isso, para quem é funcionário de alguma empresa, cabe recorrer e utilizar o benefício do plano dental coletivo empresarial e não perder a chance de manter a saúde dos dentes em dia.

Contudo, cabe ressaltar que mesmo quem não possui esse benefício profissional, seja por ser autônomo ou qualquer outra circunstância, é possível recorrer a outras formas de contração de um plano e alcançar seus benefícios, como a facilidade de consulta e o valor reduzido para os tratamentos.

No caso do Microempreendedor Individual, por exemplo, também existe a modalidade do plano odontologico para MEI.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *