Saiba como evitar o mau hálito

Você já passou por uma situação em que está conversando com alguém de perto e percebe que ela está se afastando? Esse é um momento constrangedor e, para impedir que isso aconteça, é importante evitar o mau hálito.

O mau hálito é um odor incômodo e desagradável que sai da boca das pessoas quando elas exalam ar ou falam. 

Essa é uma condição que afeta todas as pessoas, por motivos diversos e em diferentes situações, podendo ser indicativos de problemas na saúde e/ou higienização inadequada.

Com isso, a origem do mau hálito pode ocorrer em diferentes partes do corpo, como no estômago, mas, geralmente, está ligada a boca e a língua.

O que causa o mau hálito?

Primeiramente, é fundamental explicar o que causa o mau hálito e como ele se origina. Para isso, mostraremos os principais motivos que facilitam seu surgimento de forma organizada.

Alimentação

Em um primeiro momento, cabe dizer que a alimentação é um dos fatores mais importantes. Quando os alimentos ficam presos entre os dentes, além de prejudicar a estrutura da arcada dentária, eles podem gerar odores desagradáveis.

Justamente por isso, é muito importante remover os restos de alimentos que ficam posicionados nos dentes, evitando que ocorram problemas mais graves.

A não remoção pode acarretar mau hálito, mas também cáries, problemas nas gengivas, separação dos dentes e perda da coloração esbranquiçada.

Em casos agravados, em que os dentes foram prejudicados pela quantidade de alimentos excedentes, pode ser recomendado tratamentos de reajuste ou mesmo de restauração.

Esse é o caso do aparelho dentario, que é um equipamento eficaz no ajuste do posicionamento dos dentes.

Já a profilaxia ou a raspagem das placas também pode ser necessárias, bem como a remoção de cáries e restauração dos dentes atingidos. Para isso, é crucial o devido acompanhamento profissional.

Uso de tabaco

Para quem é fumante, o aviso na caixa do cigarro ou outros fumígenos que “fumar causa perda dos dentes” não é nenhuma novidade.

O tabaco e os produtos feitos a partir dele possuem substâncias prejudiciais à saúde dentária, deixando os dentes amarelos e podres.

Inclusive, para os fumantes, a prática de clareamento dental, por exemplo, é muito desejada, justamente pela coloração amarela que o tabaco traz para a placa dentária.

Além dos problemas estruturais, na coloração e formação dos dentes, o tabaco gera um forte odor na boca, principalmente pelas altas doses de alcatrão e nicotina, sendo uma das causas mais comuns do mau hálito.

Má higiene bucal

Por fim, a má higiene bucal é a principal causa de mau hálito e de outros inúmeros problemas relacionados à saúde bucal das pessoas.

Anteriormente, apresentamos que o excesso de alimentos entre os dentes podem gerar problemas mais sérios, necessitando, inclusive, o uso de um aparelho ortodôntico para fazer a correção desses problemas, bem como limpezas mais profundas e até o procedimento de canal para tratamento das placas e cáries.

Mas como evitar que os alimentos fiquem presos no dente? Bom, é simples: a partir de uma escovação regular e do uso de fio dental constante.

A escovação, com uso de pastas de dentes, é uma prática recomendada por todos os dentistas desde a infância. 

Entretanto, além de escovar os dentes regularmente com creme dental, o uso do fio é fundamental para retirar alimentos presos aos dentes que não foram alcançados pelas escovas. 

Mais ainda, o fio dental traz apresenta diversas características quando usados regularmente, tais como:

  • Fortalece o esmalte dos dentes;
  • Deixa os dentes mais brilhantes;
  • Remove a placa bacteriana;
  • Ajuda no combate do mau hálito;
  • Previne a gengivite.

Deste modo, a prática pode evitar uma série de problemas mais graves na boca junto ao mau hálito, já que os cremes dentais normalmente são produzidos com substâncias “perfumadas”, proporcionando um odor mais agradável para a boca.

Acompanhamento odontológico

Evitar o mau hálito é o desejo de muitos. Para isso, é importante estar atento aos motivos que causam essa condição (e que foram mencionados anteriormente), mas também realizar um acompanhamento odontológico constante.

Além de entenderem quais são os melhores caminhos para manter a saúde bucal, os dentistas são profissionais especializados e que possuem os instrumentos necessários para realizar os tratamentos.

Assim, sejam em situações mais problemáticas que podem ocorrer, ou mesmo atender desejos mais estéticos que também podem ser necessários, os profissionais estão aptos a atuar e orientá-lo da melhor maneira.

Você já pensou se algum ou todos os dentes da sua boca apresenta algum problema estrutural? Não? 

Justamente por isso é importante realizar um acompanhamento com especialistas, pois eles poderão avaliar as condições da sua arcada dentária e agir antes que surjam complicações.

Nesses casos, em que os dentes apresentam algum problema decorrente dos maus hábitos e uma higiene bucal desqualificada, ele pode recomendar o uso dos aparelhos dentários mencionados, bem como quaisquer outros procedimentos necessários e/ou almejados.

Com isso, ele também pode recomendar o uso de uma lente de contato dental, que é uma tecnologia bastante interessante para os cuidados com dentes avulsos ou de toda a arcada dentária.

Isso porque as películas usadas no tratamento conferem uma aparência mais limpa e auxiliam na resolução de problemas estruturais e que podem trazer incômodos.

Assim, ao adotar os cuidados diários, é possível recorrer à colocação da lente para clarear e alinhar ainda mais o sorriso, mantendo-o bonito e saudável.

Caso isso não seja suficiente e seus dentes já estejam em condições irrecuperáveis, sempre existe a possibilidade de realizar, com a ajuda de um dentista, o posicionamento de um implante dentário, que é a base sustentadora das próteses que substituem os dentes perdidos e restabelecem a mordida e o sorriso.

Dessa forma, esses cuidados e o acompanhamento com especialistas garantem a você maior durabilidade para os seus dentes e a renovação do seu sorriso em todas as situações possíveis.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *