educação financeira

Como escolher o melhor aplicativo para suas finanças pessoais

Os aplicativos móveis se tornaram onipresentes. Embora muitos desses aplicativos sejam jogos e plataformas de mídia social, um número crescente foi desenvolvido para ajudar as pessoas com suas finanças pessoais. 

A educação financeira é muito importante em nossas vidas, seja por meio de algum tipo de curso ou aplicativo, não importa. O que leva a uma pergunta interessante: o que você deve procurar em um aplicativo de finanças pessoais?

Categoria

Uma das primeiras coisas a considerar é que tipo de aplicativo financeiro pode ser mais útil. Existem cinco categorias básicas desses aplicativos:

Os aplicativos de rastreamento de orçamento permitem que os usuários registrem as despesas à medida que são feitas, a fim de acompanhar os saldos bancários e as categorias do orçamento. Alguns permitem que os usuários façam um orçamento e, em seguida, observem o quão próximo os gastos estão acompanhando.

educação financeira

Os aplicativos de assistente financeiro coletam, armazenam e relatam informações de várias contas de poupança e investimento dos usuários, fornecendo um local único para acompanhar o desempenho dos ativos.

Os aplicativos de calculadora de empréstimos estimam os pagamentos e os saldos atuais dos empréstimos. Alguns também controlam quanto tempo levará para pagar um ou mais empréstimos.

Os aplicativos de gastos e economia permitem que os usuários realizem uma ampla gama de atividades, incluindo cenários hipotéticos.

Os aplicativos bancários oferecem opções bancárias seguradas pela FDIC, incluindo (em alguns casos) depósitos diretos mais rápidos, pagamento de contas e outras opções para sua conta.

Critério

Depois que um usuário decidir sobre uma categoria de aplicativo que pode ser útil, existem critérios adicionais a serem considerados.

Credibilidade 

Como todos sabem, nem tudo que se escreve na internet é verdade. Por exemplo, um grande jornal ou site é geralmente considerado mais confiável ​​do que um blog anônimo. O mesmo princípio se aplica aos aplicativos: entender quem está fornecendo as informações.

Segurança

educação financeira

Antes de usar qualquer aplicativo financeiro, leia a declaração de privacidade ou segurança. Isso normalmente pode ser encontrado na parte inferior da página da web da empresa ou na seção “Sobre” de seu site. Se você não encontrar um online, entre em contato com a empresa para solicitar uma cópia.

Clareza

Um aplicativo de finanças pessoais deve fornecer informações fáceis de entender. Existem alguns aplicativos que fornecem gráficos detalhados sobre o desempenho das ações, usando uma ampla variedade de análises financeiras. No entanto, se você não entender a análise subjacente, o aplicativo pode ser inútil.

Relevância

O mesmo se aplica às informações financeiras. Uma empresa de fundo mútuo pode ser uma grande fonte de informações sobre conceitos de investimento, mas pode ser menos útil no fornecimento de informações sobre gerenciamento tributário.

Usar um aplicativo para ajudar com suas finanças pessoais pode ser um ótimo primeiro passo para se tornar um melhor gerenciador de dinheiro, mas se fazer algumas perguntas importantes antes de fazer o download pode ajudá-lo a selecionar o aplicativo que melhor se adapta às suas necessidades de finanças pessoais.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *